Top

Colágeno Hidrolisado: Benefícios e Para Que Serve

Veja para que serve o colágeno hidrolisado (em cápsulas ou pó) e qual é melhor comprar e tomar!

para que serve

Conheça seus benefícios e para que serve, além de qual marca é confiável tomar.

Devido a estudos recentes, o colágeno hidrolisado está sendo bastante usado por mulheres e homens que desejam melhorar a saúde e prevenir doenças. Esse composto de pequenos aminoácidos é essencial na formação de músculos, ossos, cartilagem, pele, cabelos, unhas e tecidos conjuntivos.

Existem diversos tipos de aminoácidos, porém os encontrados no colágeno são mais abundantes em nosso corpo. Tudo isso graças ao papel principal que ele tem em formar novas células conjuntivas, com efeitos visíveis principalmente no aspecto da pele.

Com o passar dos anos a produção de colágeno diminui, o que reflete rapidamente na elasticidade da pele. É quando começam a surgir rugas, flacidez, problemas nos ossos, articulações, etc.

Embora possa parecer simples, obter a quantidade necessária em alimentos ricos em colágeno não é tarefa fácil. É um dos aminoácidos mais difíceis de metabolizar, e por isso, médicos e nutricionistas recomendam sua versão hidrolisada.

Geralmente são feitos de partes animais, como ossos, pele ou escamas de peixes. Sendo assim, veganos não poderão tomar colágeno devido a sua escolha de não consumir produtos derivados de animais.

Carnes vermelhas e brancas contém um pouco de colágeno, mas não vale a pena comer apenas para obter o colágeno. Pois para suprir a quantidade necessária de colágeno, você iria ingerir uma grande quantidade de carne.

Isso iria aumentar os riscos de desenvolver colesterol e doenças cardiovasculares. Por isso, é recomendada a suplementação do colágeno hidrolisado puro. Mas afinal, esses suplementos de colágeno funcionam, para que servem?

Colágeno Hidrolisado Funciona?

Antes de saber se funciona, é bom saber que existem diversos tipos de colágeno. Cada um composto com diferentes tipos de peptídeos. Estes são o que diferenciam um bom suplemento de um ruim, já que quanto mais “quebrado” o colágeno esteja, melhor é absorvido pelo corpo.

Ao contrario de outros aminoácidos, esse tipo de colágeno é bem absorvido na forma de suplementação. Dessa forma, é possível restabelecer os níveis normais de colágeno tomando-o puro. Seja na forma de cápsulas ou em pó.

O consumo de colágeno através da gelatina também é possível, porém, sua absorção é bem menor. Por isso, recomendamos que invés de comer gelatina para repor colágeno, faça uso de um suplemento de colágeno hidrolisado (veja os melhores abaixo).

A gelatina nada mais é que o colágeno hidrolisado em pó reconstituído. Nesse processo de reconstituição, ele perde grande parte do que faz ele ser absorvido pelo organismo.

Outro benefício do hidrolisado está em ser dissolvido tanto em líquidos quentes quanto frios, sem perder seus benefícios. Por falar em benefícios, veremos agora para que serve o colágeno peptídeos.

Para que serve o colágeno hidrolisado:

Ele tem várias aplicações para a saúde, mas também é usado na indústria farmacêutica e médica. Sendo mais conhecido por formar as cápsulas ou invólucros de medicamentos.

O estudo mais conhecido sobre os efeitos do colágeno, é um feito para saber seus benefícios na saúde articular, ganho muscular e desempenho de atletas. Já que em torno de 30% dos adultos¹ experienciam algum tipo de dor articular (tendões, ligamentos, ossos), dores nas costas, ou artrite.

Nesse estudo recente publicado na revista International Journal of Medican Sciences, 4 de 5 pacientes com osteoartrose que tomavam 40mg de colágeno do tipo 2*, tiveram redução nas dores.

*O colágeno tipo 2, também conhecido como UC-II (UC-2) é feito de cartilagens de aves, e o tipo 1 (UC-I) é feito de ligamentos, ossos bovinos ou escama de peixes.

Esse tipo de colágeno de galinha (UC-II) é mais eficaz para tratamento e prevenção de doenças nas articulações (como artrose e artrite). Além de ser mais raro e caro, você o encontra para comprar pelo menor preço clicando aqui.

Se sua principal preocupação é com a pele (flacidez, celulites, rugas, sinais de expressão, estrias), o colágeno hidrolisado é melhor.

Benefícios:

  • Ajuda no ganho de massa muscular,
  • Promove alivio nos sintomas de artrite e artrose,
  • Ajuda no emagrecimento,
  • Melhora o aspecto, dá firmeza e tom da pele,
  • Ajuda na reconstrução de ossos, fibras musculares e articulações,
  • Auxilia na prevenção de problemas crônicos como a osteoporose e doenças autoimunes,
  • Ajuda a regular os níveis de pressão sanguínea,
  • Auxilia na incontinência urinaria,
  • Promove alívio de problemas estomacais e intestinais crônicos (leaky gut syndrome),
  • Alívio da fadiga crônica e respiração curta,
  • Fortalece unhas e as dão aspecto saudável e brilho
  • Ajuda a acelerar o crescimento capilar, dando força e vida aos cabelos,
  • Reduz a aparência de celulite,
  • Pode auxiliar no tratamento e prevenção de estrias,
  • Combate o envelhecimento precoce da pele,
  • etc.

Existem diversas marcas de colágeno a venda, por isso, qual é o melhor?

Qual a Melhor Marca de Colágeno Hidrolisado?

em cápsulas ou em pó?

Qual a melhor marca de colágeno em pó e cápsulas?

O colágeno hidrolisado (seja em cápsulas ou pó) de qualidade, tem alta taxa de absorção pelo organismo. Não são todos os colágenos que tem qualidade e ingredientes de primeira, por isso deve-se levar em conta a procedência do produto antes de comprar.

Alguns colágenos vendidos no Brasil usam compostos de baixa qualidade, e consequentemente não é absorvido como deve. As melhores marcas que recomendamos de colágeno hidrolisado em pó são Naara e Sanavita. Já o melhor colágeno hidrolisado em cápsulas é a Colastrina.

Qual é melhor? O colágeno hidrolisado em pó ou cápsulas?

A resposta para essa questão é pessoal, iremos explicar a diferença entre ambos para que você possa escolher o melhor para você. Em tese, ambos (desde que de marcas confiáveis) são eficazes e funcionam.

Os melhores colágenos hidrolisados são os 3 que mencionamos acima, contém ácido ascórbico que ajuda ainda mais na absorção.

Recomendamos o consumo através de capsulas ao invés do em pó devido a alguns fatores. Porém nada evita que você tome em pó, é questão de preferência.

Vantagens de tomar em cápsula:

  • Sem gosto ruim
  • Não precisa preparar bebidas para adicionar o pó
  • É rápido e fácil de tomar
  • Efeito prolongado (capsulas liberam o colágeno de forma natural, melhor absorvido)
  • Doses diárias corretas em cada capsula (sem erros ou desperdício)
  • Comodidade e praticidade

Desvantagens das capsulas:

  • São mais caras
  • Deve-se estocar longe de raios solares ou produtos com cheiro

Vantagens do colágeno hidrolisado em pó:

  • Mais barato
  • Controle sobre a dosagem
  • Pode ser misturada a bebidas frias ou quentes

Desvantagens:

  • Maiores chances de desperdício (tomar quantidade maior que o corpo precisa)
  • Gosto (altera o paladar das bebidas)
  • Pode empelotar (como todo suplemento de aminoácido)
  • Liberação rápida (organismo não consegue absorver 100%)

Conclusão: Vale a pena tomar colágeno?

Se você quer experimentar tomar colágeno como forma de suplementação a suas necessidades nutricionais. Recomendamos que tome por pelo menos 2 ou 3 meses para notar os resultados e seus benefícios.

Deve-se ter bastante cuidado quando for comprar seu colágeno. Pois a ANVISA não tem obrigação de regular esses produtos, e há risco de contaminação. Por isso recomendamos apenas 3 marcas que são as que foram além e passaram nos testes de qualidade da ANVISA.

Todos colágenos são livres de glúten, colesterol, gordura e tem baixo nível calórico. E, portanto, não engorda. É seguro e sem contraindicações ou efeitos colaterais para a maioria das pessoas.

 

Sem comentários ainda.

Deixe uma resposta